5 passos para VENDER com Marketing Digital

Veja a seguir os 5 passos para VENDER com Marketing Digital que podem ser aplicados para alavancar resultados e conquistar clientes.

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1. Atrair
O primeiro passo é atrair visitantes para os canais da empresa. A melhor maneira de conseguir isso é através da produção de conteúdo. Primeiramente, é preciso mapear os conteúdos relevantes para o público-alvo e oferecê-los, por exemplo, em um blog. Isso abre um canal para o público chegar até você.

Essa é uma maneira da empresa se tornar uma referência no seu ramo de atuação e ser encontrada facilmente na internet. Empresas que priorizam manter um blog têm 13 vezes mais chances de ter um ROI positivo, de acordo com estudos de mercado.

Paralelamente, é preciso executar ações de otimização no seu conteúdo (SEO) para que seja alcançado no Google. A compra de mídia (como Google Adwords ou Facebook Ads) também pode dar um ótimo fôlego nos resultados de curto prazo.

2. Converter

Após gerar tráfego é preciso converter esses visitantes em “leads” – pessoas que deixam suas informações de contato, demonstrando interesse no mercado da empresa. Os leads são um valioso ativo para as empresas investirem em relacionamento e gerar oportunidades de negócio.

A melhor maneira para gerar leads para a empresa é oferecer conteúdos relevantes em troca das informações de contato.  Deve-se oferecer um bom conteúdo, algo de valor: por exemplo, um eBook ou webinar, um template, um teste gratuito de alguma ferramenta, etc. O conteúdo deve ser irresistível.

As ofertas são disponibilizadas em páginas focadas para a conversão, chamadas de “landing pages”, que com um formulário fazem a troca do download de materiais pelos dados dos visitantes.

3. Relacionar

Porém, não basta apenas conseguir novos contatos. De acordo com pesquisa , apenas 3% estão prontos para comprar. Para aumentar esse percentual, é preciso se relacionar com eles, educando e gerando credibilidade, para então encaminhá-los até o momento da compra. Isso pode ser feito através de ações como as detalhadas a seguir.

Mídias sociais: aproveite as características desses canais para conversar com o público, estreitar sua relação com os leads e oferecer conteúdos relevantes.

E-mail Marketing: esse canal direto com o lead é uma oportunidade de ouro para oferecer conteúdos de acordo com o perfil (cargo, região, interesses, etc) e momento na jornada de compra, para fazê-lo avançar até o momento da venda. Além de servir também para identificar as características do lead e focar em uma comunicação segmentada para educá-lo, revelar uma necessidade e oferecer uma solução.

Automação de Marketing: as ações de relacionamento e preparação para vendas podem ser feitas de maneira inteligente e automatizada para acelerar os resultados. Por exemplo, definindo gatilhos que acionem um fluxo para entregar o conteúdo e a oferta certa para o lead na jornada de compra, utilizando um software integrado para gestão de marketing digital. Segundo a Forrester Research, empresas que se destacam em nutrição de Leads geram 50% mais vendas a um custo 33% menor.

4. Vender

Após essa etapa, uma vez que os leads estejam “aquecidos” é hora de vender. As chances de vender para um lead “quente” são oito vezes maiores do que para um lead “frio”.  Para potencializar ainda mais os resultados, é necessário qualificar esses leads, definindo o perfil dos que são boas oportunidades para venda para filtrá-los e só então passar para o time de vendas. Com a venda fechada, é hora de analisar e otimizar o processo.

5. Analisar

Para a máquina continuar rodando bem é preciso investir no que funciona e ajustar o que for necessário. A última etapa consiste em analisar de forma estratégica os resultados e fazer o acompanhamento e os ajustes necessários.

Como o modelo é bastante mensurável, é possível entender na ponta final (vendas) o que realmente tem sido efetivo – e esse trabalho constante de entender o que está acontecendo e trabalhar com melhoria constante é o que você precisa para uma ótima performance.

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